September 19, 2016

Tofu with Cauliflower Rice

O último post levou-me a querer começar a publicar receitas novamente, mas saudáveis. Os hidratos de carbono, como gordura, são coisas que como em moderação e quando como, escolho os melhores. Prefiro comer carbs ao pequeno almoço ou almoço e não cozinho carbs para o jantar (massa, arroz, batatas, pão). Decidimos experimentar o de couve flor, para substituir o arroz num jantar em que a proteína é o tofu. Facílimo de cozinhar, vejam como fazer:



Ingredientes:

1 embalagem de tofu
1 cebola
2 chillies
caril em pó
garam masala
1 lata de leite de côco
1 couve flor
sal e pimenta

Preparação:

Fazer um refogado com a cebola, chillies, caril e garam masala e depois juntar o tofu cortado aos quadrados. 
Deixar grelhar e depois juntar o leite de côco, reduzir o lume e deixar cozinhar. 
Entretanto cortar a couve flor em bocadinhos e colocar no processador de cozinha até ficar parecido com arroz. 
Numa frigideira, colocar a couve flor, sal e pimenta e deixar cozinhar até estar bem quente, mexendo. 
Retirar do lume quando o tofu tiver um molho reduzido e servir.



Uma receita leve, com sabores asiáticos e rica em proteína!

Boa semana.

September 12, 2016

Say no to sugar

Não como nada que tenha açúcar adicionado. Não há cá bolachas, cereais "saudáveis" ou outras coisas que vocês nunca imaginam que tenha açúcar. Pão, comidas pré-feitas, ketchup e maionese são exemplos de comidas que levam açúcar. Comecei a ler rótulos, pode parecer chato mas é importante saber o que estamos a comer. Quanto menos na lista, melhor. Na minha comida só entram açúcares naturais (por exemplo, da fruta). Aprendi a beber o chá natural e a gostar do sabor, se quiser tornar uma coisa doce, uso stevia. Já ouviram falar? É uma planta bastante mais doce que o açúcar, ou seja, vamos usar menos e não contêm calorias, mas principalmente, não exige resposta por parte do pâncreas através da secreção de insulina para iniciar o processo de alojamento desses açúcares nas células.

Normalmente uso stevia para fazer sobremesas ou para o café. Não consigo beber café sem nada! Mas já me habituei a beber um cappuccino sem açúcar! Crescemos com o açúcar a nossa volta e por vezes pensamos que estamos a comprar coisas saudáveis quando se lerem, vão encontrar açúcar. Para muitas pessoas é difícil deixar este ingrediente, mas é algo que todos devíamos fazer! Só no cheat day como sem regras porque acho que faz bem, não só para o bem estar físico como relembra o quão mal comida má nos faz sentir e depressa queremos voltar à nossa rotina. É assim que me sinto!


Numa altura em que se fala de superalimentos, coisas saudáveis que nunca conheciamos, é importante lembrar que para comer saudável é preciso eliminar o que é processado e o açúcar. O açúcar é um vício e pode ser substituído por outras coisas. Cozinhar saudável é simples, comer saudável é óptimo.



Boa semana!

September 7, 2016

Anyone there?

Que desleixada! Já não publicava há meses, e o homem cá de casa faz questão de me lembrar disso! Não há desculpas, só falta de assunto (ou eu é que não quero fazer post's só para encher chouriço como se costuma dizer!) mas estou motivada e com algumas coisas novas sobre o qual posso escrever. Espero que ainda continuem a querer ler! 

Cá por Londres o tempo tem estado uma porcaria, o típico! Confesso que sabe bem quando o frio começa a fazer sentir-se, lembra a bebidas quentes e mantinhas no sofá a ver televisão, o problema é que cá praticamente nem houve Verão! Houve uns dias quentinhos but that's it! Coisa boa: os miúdos já voltaram a escola! Felizmente já anda tudo mais calmo. E vocês já regressaram ao trabalho, escola? Para muitos Setembro é um mês de recomeços, delinearam metas ou alguma coisa que gostavam de fazer? Contem-me tudo!


Sigam no instagram para mais fotos, receitas e coisas que considero interessantes! Já encontrei alguns de vocês por lá!