September 12, 2016

Say no to sugar

Não como nada que tenha açúcar adicionado. Não há cá bolachas, cereais "saudáveis" ou outras coisas que vocês nunca imaginam que tenha açúcar. Pão, comidas pré-feitas, ketchup e maionese são exemplos de comidas que levam açúcar. Comecei a ler rótulos, pode parecer chato mas é importante saber o que estamos a comer. Quanto menos na lista, melhor. Na minha comida só entram açúcares naturais (por exemplo, da fruta). Aprendi a beber o chá natural e a gostar do sabor, se quiser tornar uma coisa doce, uso stevia. Já ouviram falar? É uma planta bastante mais doce que o açúcar, ou seja, vamos usar menos e não contêm calorias, mas principalmente, não exige resposta por parte do pâncreas através da secreção de insulina para iniciar o processo de alojamento desses açúcares nas células.

Normalmente uso stevia para fazer sobremesas ou para o café. Não consigo beber café sem nada! Mas já me habituei a beber um cappuccino sem açúcar! Crescemos com o açúcar a nossa volta e por vezes pensamos que estamos a comprar coisas saudáveis quando se lerem, vão encontrar açúcar. Para muitas pessoas é difícil deixar este ingrediente, mas é algo que todos devíamos fazer! Só no cheat day como sem regras porque acho que faz bem, não só para o bem estar físico como relembra o quão mal comida má nos faz sentir e depressa queremos voltar à nossa rotina. É assim que me sinto!


Numa altura em que se fala de superalimentos, coisas saudáveis que nunca conheciamos, é importante lembrar que para comer saudável é preciso eliminar o que é processado e o açúcar. O açúcar é um vício e pode ser substituído por outras coisas. Cozinhar saudável é simples, comer saudável é óptimo.



Boa semana!

10 comments:

  1. Confesso que sou das que nunca lê os rótulos das embalagens, se bem que nos últimos tempos tento ter mais cuidado com a alimentação.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bom saber o que estamos a comer/entender os rótulos! Beijinhos

      Delete
  2. Sou super a favor disto! Também evito o consumo ao máximo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico contente que estamos todos mais a favor do "say no to sugar! :D

      Delete
  3. Uau, Alexandra!

    Recentemente, o meu objectivo sério em termos alimentares também é deixar de comer açúcar (e abandonar os hidratos de carbono depois das seis da tarde, mas este é secundário). Apercebo-me tão claramente do quão viciante o açúcar é - depois de prevaricar e comer qualquer coisa açucarada, apetece-me sempre mais! Já dei passos nessa direcção: chá e café são sem açúcar, passei a beber leite vegetal sem açúcares adicionados, deixei de comprar cereais de pequeno almoço e a fazer eu própria granola (adoçada com mel se necessário) e esforço-me ao máximo por comer bolos e coisas desse tipo (que nem sequer nos fazem sentir bem).

    Mas com este post partiste-me o coração. O pão a ter açúcar é uma facada demasiado grande - eu não consigo (juro!) viver sem pão, e tem que ser pão decente! Como é que costumas fazer em relação a isso?

    Parabéns pelo teu percurso e pela tua determinação em ser saudável :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sílvia! O teu comentário deixou-me super contente! Primeiro porque realmente leste (é óptimo saber que lêem) e depois porque estás no caminho da comida saudável. O acúcar é viciante, por isso é normal querermos comer o mundo quando dissemos que 1 chegava. Como escrevi, só no meu "cheat day" como livre de regras! Nunca encontraste um rótulo de pão contendo açúcares? Eu já, nunca mais comprei aquele pão. O que como é normalmente o pão de confiança da padaria do supermercado (não branco) e encontrei uma marca que faz pão com metade dos hidratos de carbono mas como leva bastante sementes é um bocado "gordinho".

      Não costumo colocar muitas receitas no blog porque parece-me às vezes ser muito "básico" ou que ninguém está a ler, mas tenciono começar! No instagram podes ver o que costumo comer! Obrigado pelo teu comentário! Beijinhos

      Delete
    2. Na verdade, eu nunca prestei muito atenção aos rótulos do pão. Para cortar nos açúcares, limitei-me a cortar todas as coisas que sei que têm açúcar, tendo atenção aos produtos em que não é nada óbvio que há açúcares adicionados (como a maionese e o ketchup, que tu referiste). Mas... pão é pão! À excepção daquele pão de forma branco, tipo Bimbo, que está de certeza carregado de açúcar, nunca me ocorreu sequer ir ler o rótulo à procura dele :( (inocência minha). Vou começar a prestar atenção :)

      E vou estar atenta às tuas receitas, que eu preciso muito de inspiração para comer bem!

      Delete
    3. Em Portugal não sei como é o pão embalado mas quase de certeza é como o que vendem cá: pensamos que e saudável porque é de farinha integral, sementes e depois lê-se "açúcar" nos ingredientes! É preciso saber qual comprar! Está atenta, vou colocando receitas que espero fazer querer comer bem! :D

      Delete